terça-feira, 2 de julho de 2013

Jandaíra: Veja toda a programação do protesto manifesto aos nossos direitos.

Sábado dia 06 de Julho de 2013, a população Jandairense irá as ruas revindicar por uma Jandaíra melhor, na saúde, na educação,  no esporte, no social e na segurança, a concentração será partir das 15:00 horas na praça da Igreja Matriz da cidade, de onde sairá caminhado com cartazes e faixas e vestidos de branco ou com a camisa da Seleção Brasileira.

As ruas que os manifestantes irá percorrer são, rua Castelo Branco, rua José Maria dos Santos, Avenida Aristófanes Fernandes,  Francisco das Chagas Fernandes, São Pedro, Santo Antonio, São João e a vereador Luiz Ferreira de Morais, finalizando na praça de eventos da cidade.

MPE recomenda volta de professores cedidos ao Sinte Publicação: 02 de Julho de 2013 às 00:00

Roberto Lucena - repórter

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPE) recomendou que a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, convoque, imediatamente, 32 servidores e professores – de um total de 35 –  atualmente afastados para o exercício de funções junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN). O MPE quer que estes servidores reassumam as funções junto à secretaria. A recomendação assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto define ainda que apenas três funcionários podem continuar afastados da SEEC para exercer funções  no sindicato.
Emanuel AmaralSecretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho é favorável à recomendação do MPESecretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho é favorável à recomendação do MPE

A recomendação do MPE tem como base jurídica, entre outros, o artigo 101, parágrafos 1º e 2º, da Lei Complementar Estadual número 122/94. De acordo com o ordenamento jurídico, “somente podem ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de três por entidade”. Além disso,  diz a lei que “a licença tem duração igual a do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição, e por uma única vez”.

De acordo com a secretária Betânia Ramalho, existem hoje 35 servidores da SEEC afastados de suas funções habituais para dedicação exclusiva ao sindicato. Alguns deles por tempo superior a dois mandatos. “O sindicato solicitou a cessão de 36 servidores. Estávamos acompanhando esse processo até que o MPE resolveu expedir essa recomendação. Considerado que é uma decisão acertada, pois o sindicato tem, por mês, um orçamento de R$ 400 mil onde é possível promover uma articulação sem a necessidade de tantos funcionários”, disse.

Para o MPE, o afastamento de 35 servidores, além de afrontar diretamente as disposições da Lei Complementar Estadual 122/94, “deixa lacunas nas escolas, salas de aula e outros setores administrativos da SEEC, comprometendo a eficiência e a regularidade do serviço público de educação, que sofre, há bastante tempo, com a falta de servidores e professores”, escreve o promotor Paulo Batista.

O promotor fixou um prazo de 15 dias para que a secretária comprove ao MPE as medidas adotadas em cumprimento à recomendação. O prazo está correndo desde o último dia 25. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPE informa que adotará “as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento das ações judiciais cabíveis”.

Segundo a secretária, a recomendação será cumprida no prazo hábil. “Sou favorável à recomendação do Ministério Público e vou cumpri-lá como está colocada”, informou Betânia Ramalho.

A reportagem tentou, por várias vezes, contato com a presidente do Sinte-RN, Fátima Cardoso, porém, o celular da mesma estava fora de área ou desligado durante todo o dia de ontem. Um assessor de imprensa do sindicato informou que Fátima estava viajando e só poderia nos atender hoje pela manhã. Segundo o assessor, nenhum outro diretor do sindicato estaria apto a falar com a reportagem.

A titular da SEEC estava em Brasília e, por telefone, disse que já enviou um comunicado ao sindicato. Ramalho informou também que está preparando um novo censo na secretaria. “Desde que assumi o cargo, implantei uma gestão diferenciada para conseguir melhores resultados”, ressaltou.

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL É FAVORÁVEL A CASSAÇÃO DO MANDATO DO VEREADOR IRON - 01/07/2013 - 20:07 Vereador poderá perder o mandato por trocar prótese dentária por votos em Jardim do Seridó

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte apresentou parecer pela cassação do vereador de Jardim do Seridó, Iron Lucas de Oliveira Júnior (foto), em razão da prática de captação ilícita de sufrágio, a chamada compra de votos. De acordo com ação movida pelo Ministério Público Eleitoral que atua junto à 23ª Zona Eleitoral, às vésperas do pleito de 2012 o então candidato a vereador distribuiu próteses dentárias a eleitores do município, com o objetivo de angariar votos em seu favor.
Iron Lucas de Oliveira Júnior foi condenado pela juíza da 23ª Zona, mas recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral alegando, entre outros fatos, ilicitude e ausência de provas apresentadas pelo Ministério Público. Para a Procuradoria Regional Eleitoral tais alegações não procedem, pois as acusações feitas a Iron foram confirmadas pelo protético Naquib Oliveira Libânio. Em depoimento prestado à promotora eleitoral Liv Ferreira Augusto Severo Queiroz, o profissional admitiu que havia sido contratado pelo então candidato para produzir próteses dentárias em benefício de eleitores indicados por Iron, tudo em troca de votos.

ACABOU A GREVE - 01/07/2013 - 20:07 Acaba greve no Detran do Rio Grande do Norte

Após 45 dias de paralisação, os funcionários do Detran-RN decidem retornar ao trabalho nesta terça-feira(2) conforme informações dadas pelo comando geral do movimento paradista. O comunicado foi divulgado depois de uma reunião com o governo.
A greve foi deflagrada no dia 15 de maio. O governo se comprometeu em pagar o mês de junho aos funcionários e a categoria irá apresentar um plano para repor os dias parados.

Amarrados, corpos de casal são achados com sinais de tortura Segundo a polícia, vítimas foram mortas com golpes de madeira e martelo

Do R7, com Cidade Alerta Rio
Loja que pertencia à vítima era muito conhecida e tida como ponto de referência em Sepetiba, na zona oeste do RioReprodução Rede Record
Os corpos de um casal foram encontrados dentro de uma casa em Sepetiba, na zona oeste do Rio, amarrados pelas mãos e pés e amordaçados. A suspeita é de que eles tenham sido mortos a golpes de pedaços de madeira e martelo.
Uma das vítimas era a dona da casa, Márcia Valentim, que administrava um estabelecimento comercial na parte da frente da residência. Há um ano, a loja foi alvo de assaltantes armados. O outro corpo encontrado era do companheiro dela.
Os responsáveis pelos assassinatos fugiram. Segundo moradores, a violência tem crescido na região, onde quase não há patrulhamento policial. Assista ao vídeo:
  • Espalhe por aí:
  •      
  •      
  •  

2/7/2013 às 01h00 Policiais se chocam ao encontrar criança morta ao lado de crack Mãe adolescente foi presa em flagrante; casa funcionava como laboratório do tráfico Texto: -A +A Do R7

Do R7
Polícia encontrou grande quantidade de droga ao lado de criançaReprodução/Rede Record
Os policiais que atenderam a ocorrência dacriança de dois anos encontrada morta ao lado de 190 pedras de crack e 150 cápsulas de cocaína, além de pedaços de drogas que seriam embalados, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica (ES), ficaram chocados com a situação.
Segundo o sargento Corteletti da GAO, do 7 º Batalhão da Polícia Militar, os pais embalavam droga na mesma cama em que a criança dormia.
— Essa cena ficou gravada na nossa mente pelo o fato de um pai, que se diz pai, deixar uma criança em uma situação dessas.
Segundo a polícia, policiais em patrulha tentavam prender um jovem de 23 anos suspeito de tráfico de drogas. Ele fugiu e entrou na casa. Os agentes também entraram na residência e encontraram a criança morta. O rapaz conseguiu escapar.
O local era usado como laboratório de traficantes que distribuíam a droga no entorno da cidade. A mãe estava na casa e foi detida. A causa da morte não foi esclarecida. A polícia também não soube informar a quantos dias a criança estava sem vida.
  • Espalhe por aí:
  •      
  •      
  •  

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Distrito Federal Distrito Federal 2/7/2013 às 00h16 Mulher de 220 quilos precisa ser pesada em balança usada para pesar gado A normal não serve mais e ela pede ajuda para emagrecer

Do R7
A dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, pesa 220 quilos e pede ajuda para emagrecerReprodução / TV Record Brasília
A dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, está enfrentando um drama. A mulher pesa 220 quilos e, com vergonha, não consegue sair de casa. Para se pesar, precisa de uma balança especial para "bovinos", porque a normal não funciona mais.
Desesperada e em depressão profunda, elapede ajuda para fazer uma cirurgia de redução do estômago e emagrecer.  
Durante a reportagem, Zenilda mostrou fotos de quando conseguia manter 70 quilos, 150 a menos do que tem hoje, e disse que a situação fica cada vez mais complicada.
— Já pedi várias vezes para que Deus me levasse, porque dessa maneira não tem graça para viver. É uma doença e só eu sei o que estou passando. As pessoas dizem que é para fechar a boca e parar de comer, mas só eu sei o quanto é difícil.  
A dona de casa começou a ganhar peso logo após a primeira gravidez, há 13 anos. Desde então, não conseguiu mais perder os quilos que ganhou e por conta do preconceito se sente constrangida quando sobe na balança.
— Tiveram que pegar uma balança de pesar vaca, porque a normal não servia para mim. Esse dia foi a morte, fiquei muito arrasada. Um ser humano não pode viver assim.  
Aos 38 anos, Zenilda não consegue mais trabalhar. Passa boa parte do dia na companhia dos cachorros, gatos e fica deitada no sofá.   
Raramente se levanta e quando faz isso fica muito cansada. Em depressão, evita até sair e são os filhos que assumem as tarefas de casa e cuidam da mãe.  
A mais velha, Bianca Bárbara Alves dos Santos, de 13 anos, se esforça para manter a casa limpa e organizada.  
— Faço comida, lavo as louças, limpo o chão da casa e faço de tudo por ela.  
O mais novo, Davi Alves Correira, de nove anos, também faz a parte dele.  
— Varro a área e arrumo a estante.  
O problema de Zenilda pode ter fundo emocional. Ela costuma comer normalmente, mas quando fica ansiosa passa a devorar tudo o que encontra pela frente.  
Nessas horas, ela se alimenta principalmente de pães, doces e alimentos cheios de fritura.   
Da mesma forma que Zenilda, muitos brasilienses lutam diariamente contra a balança. Dados da Secretaria de Saúde do DF apontam que hoje 15% dos moradores do Distrito Federal com mais de 18 anos são obesos.   
Os que estão acima do peso representam um pouco mais de 48% da população.   
O caso de Zenilda é considerado grave pelos médicos e somente uma cirurgia pode amenizar o problema.   
— Eu costumo pensar que isso é como uma droga. Muitas vezes fechei a boca, mas bateu desespero e voltei a comer tudo. Com o nervosismo, engordo mais ainda.  
Atualmente, 70 pessoas aguardam por uma operação bariátrica na rede pública de saúde. No DF, o HRan (Hospital Regional da Asa Norte) é o responsável por esse tipo de procedimento médico.  
No entanto, o paciente só pode ser operado quando passar por um endocrinologista e por uma bateria de exames.  
— Meu maior sonho é conseguir essa cirurgia para voltar a viver.   
  • Espalhe por aí:
  •      
  •      
  •  

2/7/2013 às 00h30 Jovens russos são presos acusados de decapitar morador de rua e jogar futebol com sua cabeça Adolescentes russos confessaram ter usado facas, uma serra e um machado no crime

Do R7, com agências internacionais
Após a denúncia, a polícia russa prendeu rapidamente os dois suspeitos mais não divulgou a identidade dos criminososDivulgação/Polícia
Até o momento pelo menos dois adolescentes foram acusados de decapitar um morador de rua e depois jogar futebol com sua cabeça, em um crime que aterrorizou Moscou, capital russa.
Os dois moscovitas, que alegam terem ficado “com nojo” do homem antes de matá-lo, teriam, jogado a cabeça da vítima em uma lata de lixo. As autoridades locais acreditam que outros jovens tenham participado da violência.
A polícia prendeu os dois depois de seguir o rastro de sangue que havia entre o local onde foi encontrado o corpo e a casa deles, segundo informações do site americano The Huffington Post.
De acordo com as autoridades, também foi encontrado um machado todo sujo de sangue no apartamento dos meninos.
A dupla, que havia bebido antes de encontrar o homem, confessou ter usado facas, uma serra e o machado para matar o morador de rua, antes de mutilá-lo enquanto outros três jovens observavam a cena.
A vítima não pode ser identificada, já que a companhia de lixo fez a retirada de todo o conteúdo da lata onde os adolescentes jogaram a cabeça.
Eles podem ser condenados a mais de 15 anos de prisão cada por homicídio doloso.
Segundo um porta-voz do departamento de investigação da Rússia, ainda não é possível confirmar se os adolescentes de fato jogaram futebol com a cabeça da vítima.
Ele disse que um “panorama melhor” do que aconteceu ainda está sendo determinado.