segunda-feira, 22 de julho de 2013

ACIDENTE - 22/07/2013 - 12:07 Choque entre carro e moto deixa uma vítima fatal em Tangará

Um acidente envolvendo o veículo tipo Chevette e uma moto Titan CG 125, ocorrido na madrugada deste domingo(21)  na rua Sebastião Ferreira(por trás do Fórum)em Tangará. A moto era conduzida por Janilson da Silva Faria, de 30 anos, morador de Tangará que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local, já o condutor do chevette fugiu sem deixar pistas.
O Motivo e as causas do acidente são desconhecidas, não houve testemunhas até o momento, segundo a Polícia Militar de Tangará, serão apuradas as responsabilidades pela ocorrência do acidente. A polícia quer saber os motivos que levaram o motorista do chevette a fugir do local sem ao menos telefonar para órgãos de segurança ou saúde para que a vítima fosse socorrida.
Com informações do blog de Tangará 

22/7/2013 às 00h30 Médicos explicam inflamação nos pulmões que fez o cantor Thiaguinho ser internado Entenda a doença que afastou o pagodeiro dos palcos e assustou os fãs pelo Brasil

Do R7, com Domingo Espetacular
Cantor Thiaguinho teve alta neste domingo (21)Leo Franco e Thiago Duran/AgNews
Após três dias internado, o cantor Thiaguinhoteve alta neste domingo (21)do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O diagnóstico dos médicos aponta que o artista tinha uma inflamação na pleura, uma membrana que reveste os pulmões.
Rodriguinho, amigo do cantor, afirma que o pagodeiro sofreu por vários dias com fortes dores abdominais, sem saber qual era o motivo do desconforto.
— Ele já estava reclamando um pouquinho de dores há uns tempos. [Ele reclamava de] uma dor abdominal.
Thiaguinho sentia fortes dores há pelo menos dez dias. O pneumologista Roberto Stirbulov explica como a doença se desenvolve.
— Em volta ao pulmão existe um tecido tênue e muito fino chamado de pleura, que envolve o pulmão. E tem uma pleura que envolve o pulmão e uma que envolve o tórax por dentro. Qual a função dessas duas pleuras?  É fazer, quando o pulmão expande na expiração, que ocorra a diminuição do atrito, o pulmão consegue expandir por dentro da caixa torácica sem atrito.
O problema no pulmão de Thiaguinho foi justamente excesso de líquido. Por isso, o cantor revê que fazer exames para a retirada da substância que se acumulava na região. O procedimento é chamado de pleuroscopia. Stirbulov explica que o procedimento tem duas funções:
— Essa pleuroscopia serve primeiro para o médico olhar essa cavidade, olhar o pulmão, ver o que está acontecendo lá. Se tiver muito líquido, se o líquido tem pus, que torna o líquido mais espesso, ele consegue olhar. Segundo, ele pode colher material da própria pleura, pode colher material do próprio pulmão para mandar fazer exame. Para fazer o diagnóstico.
O médico ainda explica que a recuperação do cantor deve ser lenta e que é comum a internação de alguns dias nesses casos. Em um comunicado, a assessoria de Thiaguinho informa que os compromissos profissionais foram suspensos durante o período de recuperação do cantor.
Saiba mais na reportagem do Domingo Espetacular:
  • Espalhe por aí:
  •      
  •      
  •  

22/7/2013 às 00h20 (Atualizado em 22/7/2013 às 02h13) Chegada do papa gera protestos e para trânsito no Rio Grupo convocou manifestação na frente do palácio da Guanabara pelas redes sociais; prefeitura preparou um esquema espacial para as vias da cidade e moradores devem enfrentar dificuldades

22/7/2013 às 00h20 (Atualizado em 22/7/2013 às 02h13)

Chegada do papa gera protestos e para trânsito no Rio

Grupo convocou manifestação na frente do palácio da Guanabara pelas redes sociais; prefeitura preparou um esquema espacial para as vias da cidade e moradores devem enfrentar dificuldades
Do R7, com agências
Manifestante protesta nas proximidades da casa do governador Sérgio Cabral com uma máscara e segurando um Alcorão, livro sagrado dos muçulmanosReuters
A chegada do papa Francisco para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) ocorrerá nesta segunda-feira (22) em meio a protestos e interdições no trânsito da capital carioca. A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) ressaltou recentemente que "grupos de pressão" na cidade poderão atrapalhar o evento católico.
Repetindo o clima de desconfiança da população visto na última JMJ de 2011 em Madri — quando protestos deixaram 11 feridos e marcaram a visita do líder na Espanha — pelo menos dois protestos já estão programados para ocorrer durante o evento que começa nesta semana no Rio de Janeiro.
Uma destas manifestações terá lugar já nesta segunda-feira em frente do palácio da Guanabara, sede do governo do Estado, quando o papa será encontrará a presidente Dilma Rousseff. A recepção foi fortemente criticada pois custará cerca de R$ 850 mil aos cofres públicos. Este protesto foi convocado pelas redes sociais sob o título de Ato na recepção do papa e conta com mais de 8 mil confirmados. De acordo com a página do evento, seu principal tema será: "os gastos públicos de R$ 118 milhões pela vinda do papa".
Outra manifestação, também divulgada pela internet, será realizada na sexta-feira (26) em Copacabana durante a celebração de um dos eventos religiosos programados para o local. Da mesma forma que o protesto desta segunda-feira, os organizadores alegaram que o ato servirá como mais um "grito contra a corrupção e por serviços públicos mais dignos''.
Na sexta-feira (19) o governador Sérgio Cabral não se mostrou preocupado com a ameaça de protestos durante a visita do papa Francisco. Após confirmar que receberá o pontífice segunda-feira no Palácio Guanabara, ao lado da presidente Dilma Rousseff, Cabral disse que atos de vandalismo não terão vez frente ao esquema de segurança e aos milhares de peregrinos esperados na cidade.

— Confirmo a visita do papa no Palácio [Guanabara], com a Dilma o Michel Temer [vice-presidente] e outras autoridades. Tenho certeza que todos receberão o papa de braços abertos. O clima será de fraternidade, amor e carinho. Se vândalos tentarem prejudicar os eventos, não o farão. Não só pela presença da segurança na cidade, mas também pelo calor humano da população.
Reforço militar e mascarados
O general José Alberto da Costa Abreu, coordenador de Defesa de Área do Exército, disse, na última quinta-feira (18), que pessoas mascaradas ou com cartazes relacionados a protestos não poderão circular pelo 
Campus
 Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio, local preparado para receber os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude.

Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, que ocorrerá até o dia 28 de julho, foram destacados 13,7 mil homens, sendo 10,2 mil das Forças Armadas, 1.300 da Força Nacional de Segurança e o restante das demais instituições públicas de segurança, entre policiais federais, militares e civis.
No Rio, foram convocados 10.200 soldados, sendo que 7.000 atuarão em Guaratiba, onde o pontífice fará a aparição final e rezará uma missa. O restante ficará aquartelado e poderá ser acionado em caso de emergência.
Para a missa e a vigília em Guaratiba, serão colocados em torno do altar 400 militares do Exército. Todos à paisana. Outros 800 militares, fardados, mas sem arma, circularão pelo campus. Também haverá agentes em torres de observação. A segurança se estenderá ainda a um raio de 4 km em relação à área de concentração de religiosos.
Em Copacabana, onde o Papa participará de dois eventos nesta semana, a segurança ficará a cargo da Polícia Militar do Rio.
Clima de tensão
A visita do papa Francisco ao Brasil ocorre em momento delicado tanto para a igreja católica quanto para os políticos brasileiros. No sábado (20), a revista italiana L'Espresso revelou o "escandaloso caso de amor" entre o monsenhor Battista Ricca, nomeado pelo papa Francisco para um cargo estratégico no Banco do Vaticano, e o capitão da guarda suíça Patrick Haari. Tal revelação engordou a lista de críticas à condução do Vaticano, que há anos convive com casos de corrupção e pedofilia.
Em 2011, os protestos contra a visita do papa em Madri obrigaram a polícia agir durante confrontos entre manifestantes e fiéis nas ruas da capital espanholaAP
Os brasileiros por sua vez estão convivento com uma onda de protestos contra o governo. No Rio de Janeiro grupos acamparam em frente à residência do governador Sérgio Cabral no bairro do Leblon, na zona sul da cidade. Na quarta-feira (17), terminou em confronto e quebra-quebra mais uma manifestação na Avenida Delfim Moreira com Rua Aristides Espínola, perto do apartamento de Cabral . Os manifestantes se concentraram na Rua General San Martin, onde houve confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Pelo menos 16 pessoas foram detidas pela PM. Segundo a corporação, sete policiais ficaram feridos no confronto.  
Esquema especial para o trânsito
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai realizar um esquema especial de trânsito para desfile do papa Francisco em carro aberto no centro da cidade, nesta segunda-feira.  
O evento vai marcar a chegada do papa ao Brasil. O pontífice vai desfilar às 17h saindo da Catedral Metropolitana, passando pela avenida República do Chile, avenida Rio Branco, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Nilo Peçanha e novamente na avenida Rio Branco em direção ao Theatro Municipal.   
A operação da prefeitura teve inicio à meia-noite desta segunda-feira com a proibição de estacionamento em diversas ruas do centro. Os principais fechamentos acontecerão às 15h. Para facilitar a locomoção, a prefeitura pede para que o cidadão carioca utilize o transporte público.   
Interdições 
Ao meio-dia haverá o bloqueio da rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, nos dois sentidos e do túnel Santa Bárbara, no sentido zona sul, devido à agenda do papa Francisco no Palácio Guanabara. Toda a operação será acompanhada pelos agentes da CET-Rio.   
A circulação de veículos estará proibida a partir das 14h nas seguintes vias:   
• rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;
• túnel Santa Bárbara, sentido zona sul;
• viaduto Engenheiro Noronha;
• elevado 31 de março, sentido zona sul;  
A partir das 15h, os motoristas não poderão transitar nas seguintes vias:
• avenida República do Chile;
• avenida Almirante Barroso; 
• avenida Rio Branco; 
• rua Araújo Porto Alegre;
• avenida Graça Aranha; 
• avenida Nilo Peçanha;
• rua Manoel de Carvalho;
• avenida Treze de Maio;
• rua Senador Dantas;
• rua Lélio Gama;
• rua Evaristo da Veiga;
• rua México, a partir da rua Santa Luzia;
• rua dos Arcos;
• rua da Assembleia;
• avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da avenida Passos até a avenida Rio Branco, sentido Candelária;
• rua Buenos Aires, entre rua Primeiro de Março e avenida Rio Branco;
• rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e avenida Rio Branco;
• rua São José, entre a rua da Quitanda e a avenida Nilo Peçanha;  
Durante os 15 minutos anteriores à saída do papa da Catedral, o público não poderá ocupar a avenida República do Paraguai, nos dois sentidos.  
Como chegar 
Os passageiros que optarem pelo metrô, devem descer as estações Cinelândia e Carioca. Eles também podem utilizar as linhas de ônibus regulares que passam no centro do Rio.  
Rotas alternativas
Para chegar a zona sul os motoristas devem utilizar o túnel Rebouças ou a Perimetral. Para fazer a ligação entre a avenida Presidente Vargas e o aterro ou avenida Beira Mar deve-se utilizar a avenida Passos, Riachuelo ou o Mergulhão.   
Proibição de estacionamento
Além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido a partir da meia-noite de segunda-feira nas vias:  
• avenida República do Chile;
• avenida Almirante Barroso; 
• rua Araújo Porto Alegre, entre avenida Rio Branco e a rua Debret;
• avenida Graça Aranha, que terá seu sentido invertido, entre rua Santa Luzia e avenida Nilo Peçanha; 
• avenida Nilo Peçanha;
• rua Manoel de Carvalho;
• avenida Treze de Maio;
• rua Senador Dantas;
• rua Lélio Gama;
• rua Evaristo da Veiga;
• rua México, a partir da rua Santa Luzia;
• rua dos Arcos;
• rua da Assembleia;
• rua Buenos Aires, entre rua Primeiro de Março e avenida Rio Branco;
• rua Sete de Setembro, entre a rua da Quitanda e avenida Rio Branco;
• rua São José, entre a  rua da Quitanda e a avenida Nilo Peçanha;
• rua Tiradentes, entre a avenida Passos e a rua Gomes Freire;
• rua Gomes Freire, entre avenida Visconde do rio Branco e rua do Senado;
• rua Debret, entre a Nilo Peçanha e avenida Almirante Barroso;
• rua do Lavradio, em toda sua extensão;
• avenida República do Paraguai;    

  • Espalhe por aí:
  •      
  •      
  •  

Maternidade do Santa Catarina realiza partos até em sala de exames Publicação: 21 de Julho de 2013 às 11:52

Roberto Lucena - Repórter

O setor de obstetrícia do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB) – o Santa Catarina – está superlotado. As salas de partos estão ocupadas por pacientes e não há mais leitos disponíveis para as parturientes. Devido a superlotação, os partos normais, assim como as cesárias, são realizados em salas de exame e ambientes improvisados. No momento, há 49 pacientes disputando espaço num local apropriado para apenas 26 parturientes. Para o titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, a principal causa do cenário é a demanda oriunda do interior. “A superlotação é decorrente do grande número de encaminhamentos de baixo risco (partos de risco habitual), oriundos de municípios do interior do Estado que não têm ofertado a suas munícipes o acesso ao serviço de assistência ao parto de baixo risco”, escreveu numa rede social.

Na manhã de hoje, nenhuma das quatro salas de parto do Santa Catarina estava liberada para uso. Todas estavam ocupadas por mulheres que deram à luz há pouco tempo. A enfermeira Elivânia de Lima explicou que não há leitos disponíveis nas enfermarias. “Não temos onde colocar as mães com seus filhos, O jeito foi improvisar nas salas de parto. Aqui está superlotado. Era para ter no máximo 20 pacientes e, agora, estamos com mais de 40”, colocou.

Sem salas de partos, os obstetras são obrigados a realizem os partos onde for possível. A sala de exames pré-operatório virou sala de cirurgia. Até mesmo a sala de curetagem foi usada para realização de partos. Outro problema decorre da superlotação: falta roupas para tantos pacientes.  “A situação está complicada. Não sei como isso vai ficar”, disse Elivânia. Muitas gestantes aguardam a cirurgia sentadas nos corredores do hospital. A sala do pré-operatório também foi transformada em enfermaria para as parturientes.

A situação no HJPB é decorrente da suspensão do atendimento na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Desde o dia 17 passado, a MEJC não realiza partos devido à falta de pediatras para cobrir os plantões. A expectativa é de que o atendimento no local seja normalizado na próxima terça-feira.

Mas para o titular da Sesap, outros fatores explicam a situação  presenciada no Santa Catarina. Luiz Roberto Fonseca, através de uma rede social, prestou esclarecimentos sobre a problemática e questionou o porquê  de apenas o Governo do Estado ser cobrado. “Me surpreende a forma como o Estado do RN é apresentado. Como vilão e culpado. A MEJC e a Leide Moraes fecham, sobrecarregam os serviços do Estado e o Estado é intimado a dar explicações? Difícil entender a lógica”, escreveu.

O secretário comparou o problema do Santa Catarina ao que ocorre no Hospital Walfredo Gurgel e outros hospitais sob administração do Estado. Ele culpa as administrações municipais. “É a mesma coisa do Walfredo Gurgel. O hospital que tem sido, também junto com o Santa, Deoclécio Marques (Parnamirim), Tarcísio Maia (Mossoró), superlotados e extenuados acima de sua capacidade por total falta de compromisso e resolutividade dos demais serviços da rede pública. UPAs fechadas há mais de um ano, as que abertas estão funcionando com equipe incompleta, pronto socorros municipais desabastecidos e sem médicos, uma pratica criminosa de ambulancioterapia”, frisou.

A reação do secretário ocorreu após a veiculação de uma matéria sobre o assunto na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, no último sábado.

Pronto socorro fechado

Os problemas no Santa Catarina não se concentram apenas na ala de obstetrícia. Sem médicos para cobrir a escala de plantão, o Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade está com as portas fechadas desde o dia 17. Com a quantidade de pediatras disponíveis na unidade foi possível cobrir a escala apenas até o dia 16. O atendimento no PSI só será retomado dia 1º de agosto. Até lá, cerca de 30 mil atendimentos deixarão de ser feitos.

O ambulatório e os consultórios médicos do PSI estão vazios. São mais de 15 leitos que, na tarde de ontem, estavam desocupados. O local atende, por dia, aproximadamente 200 pacientes. Segundo funcionários do local, quem chega à unidade é orientado a procurar outros hospitais.


LIXÃO - 21/07/2013 - 18:07 Prefeitura contrata empresa para resolver o problema do aterro sanitário “lixão” de Guamaré

Prefeitura Municipal de Guamaré tornou público o resultado da fase de apuração da proposta da licitação que teve por objeto a contratação de pessoa jurídica especializada do ramo pertinente para realizar os serviços de construção da guarita, muro e cercamento da área utilizada como deposito de lixo, “aterro sanitário LIXÃO”.
Foi declarada vencedora a empresa m & s empreendimentos e serviços Ltda, CNPJ nº 03.954.299/0001-01 no valor total de R$ 159 mil.
O destino certo do lixo em Guamaré através de um projeto de aterro sanitário, tem sido um problema para os administradores, mas que o atual prefeito Hélio decidiu encarar de frente e encontrar uma solução para o problema que se arrasta há muitas administrações.

CASO TELEXFREE - 21/07/2013 - 18:07 TelexFree divulga nota que garante ressarcimento aos investidores



Com bens e valores bloqueados e impedida de operar em todo o Brasil desde o dia 18 de junho por decisão da Justiça do Acre, a empresa Telexfree divulgou neste sábado (20), uma nota de esclarecimento onde informa o oferecimento de garantias financeiras no valor de mais de R$ 659 milhões ao Juízo da 2ª Vara Cível de Rio Branco na tentativa de desbloquear suas contas e recomeçar as operações e como forma de garantir o ressarcimento dos investidores.
A empresa aguarda uma resposta do Judiciário acreano sobre o pedido, que ainda não foi aceito, segundo a nota, porque na semana em que foi protocolado ‘todos os juízes das cinco varas cíveis de Rio Branco encontravam-se de férias, e a magistrada substituta vive na cidade de Manoel Urbano, comarca 226 Km distante de Rio Branco’.
A Telexfree e seus divulgadores estão aguardando também o julgamento do mérito do recurso interposto pela empresa, que deve acontecer, segundo o advogado que defende a empresa no Acre, Roberto Duarte, ‘provavelmente’ no próximo dia 29. Ele afirma que mais detalhes sobre o pedido, para dispor a garantia financeira, poderiam ser conhecidos a partir da próxima semana.
“Na segunda-feira posso dar mais detalhes. A nota de esclarecimento é bem clara nesse sentido. Não tenho como dar maiores informações nesse momento”, limitou-se a comentar a defesa.
G1

PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO A POPULAÇÃO COM MAIS UMA ESPECIALIDADE - 21/07/2013 - 18:07 Jardim de Angicos: População passa a ter atendimento cardiológico oferecido pela Prefeitura

Dr. Rodrigo atendendo o paciente o Sr. Severino Ribeiro | Foto: Sezimar
equipe da Unidade de Saúde com o médico contratado | Foto: Sezimar
A Prefeitura de Jardim de Angicos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando ampliar os serviços prestados a população contratou um cardiologista para atender nesta especialidade.
O médico cardiologista trata-se do Dr. Rodrigo Medeiros que trabalha no Hospital do Coração em Natal. Ele é filho do cardiologista Dr. Marlos Medeiros.
A partir de agora, serão atendidas 30 pessoas por mês. Antes o atendimento nesta área só era feito em Natal e quando se conseguia, só depois de vários meses de espera.

PROFESSORA NECI É CONVIDADA E ACEITA ASSUMIR PASTA DA EDUCAÇÃO DE SÂO PAULO DO POTENGI - 21/07/2013 - 19:07 Nomeada a nova Secretária de Educação do Município de São Paulo do Potengi

Causou uma certa apreensão o pedido de exoneração da então secretária de Educação do município de São Paulo do Potengi, a professora Francinete Ribeiro, no último dia 15. Sobre o assunto, o prefeito Naldinho chegou a publicar uma nota no site da Prefeitura agradecendo otrabalho desenvolvido pela secretária nesses seis meses de administração.
Na última sexta-feira(19) o prefeito Naldinho confirmou o nome da professora Maria Neci de Oliveira Soares, atual vice-diretora da Escola Estadual Maurício Freire como a nova Secretária de Educação do Município.
Neci é uma educadora experiente, capaz e nome de consenso da base aliada do gestor municipal e da comunidade.

CAOS DA SAÚDE - 21/07/2013 - 21:07 Agricultor revoltado com falta de médico quebra vidraça da porta do Hospital Regional de João Câmara

Vidros da porta da recepção quebrado a pedrada
Um ato de vandalismo cometido na noite deste domingo(21) no Hospital Regional Josefa Alves, de João Câmara. Um agricultor que sofreu acidente de moto, procurou atendimento no serviço de urgência e não satisfeito pela ausência de médico, é suspeito de ter atirado uma pedra de paralelepípedo na porta da recepção e quebrado os vidros.
Segundo informações, o acidentado ao procurar atendimento foi informado que o médico da escala de plantão, Dr. Marcelo está de atestado médico e com isso o plantão está descoberto. O acidentado após ouvir a justificativa do atendente, deixou e local e segundo depois se ouviu o barulho da pedrada na recepção da unidade hospitalar.
A polícia foi informada e amanhã será feito o BO(boletim de ocorrência) podendo o responsável responder por depredação do patrimônio público. Não é a primeira vez que pessoas se revoltam com a falta de médico no plantão daquela unidade hospitalar.