sábado, 17 de agosto de 2013

Assassinatos somam 936 este ano Publicação: 17 de Agosto de 2013 às 00:00

Rafael Barbosa - Repórter

O número de assassinatos ocorridos no Rio Grande do Norte em 2013 já representa 76,78% do total de casos registrados no ano passado. Segundo os dados do setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 933 casos até a quarta-feira,  14, enquanto em todo o ano de 2012 ocorreram 1.219. Mas ontem, já foram registrados mais três assassinatos, totalizando 936.
Júnior SantosEste ano, maio foi o mês mais violento, com 143 assassinatosEste ano, maio foi o mês mais violento, com 143 assassinatos

Esses números dizem respeito aos crimes contra a vida de um modo geral, envolvendo latrocínios, homicídios, lesão corporal seguida de morte [quando a vítima morre no hospital] e mortes em confronto com a polícia. Os dados da Sesed também mostram que nos sete primeiros meses deste ano houve crescimento nas taxas desses crimes no Estado. No mês de maio aconteceu o maior pico de ocorrências. Em 2012 foram 103 e este ano 143.

O secretário responsável pela pasta de Segurança Pública, Aldair da Rocha, foi procurado pela reportagem para falar acerca da resolutividade desses crimes, no entanto não atendeu às ligações. De toda forma, uma reportagem publicada na TRIBUNA DO NORTE em 12 de maio passado trouxe a informação, repassada pelos órgãos fiscalizadores da Segurança Pública estadual, de que somente 5% dos casos de homicídios foram elucidados em 2012.

Este ano, a dificuldade em dar solução e prender os culpados nessa espécie de crime continua. As reclamações dos delegados sobre a falta de estrutura para investigação e o acúmulo de trabalhosão recorrentes. Ana Cláudia Saraiva, presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou que a insuficiência de pessoal é o maior problema enfrentado pela categoria. “A criação da Divisão de Homicídios é fundamental para frear esses números, ainda mais com a saída da Força Nacional do nosso estado”, opinou Ana Cláudia.

A delegada se refere ao projeto anunciado como “prioridade número um” pelo secretário Aldair da Rocha quando assumiu a Sesed. A última notícia que se tem sobre o andamento do projeto é de que o Governo do Estado assinaria o convênio do programa “Brasil Mais Seguro”, do Governo Federal, para conseguir a implementação. No entanto, nada saiu do papel. Aldair da Rocha também foi procurado para informar sobre a Divisão, mas não foi localizado.

A escalada de violência no Rio Grande do Norte não atinge somente pessoas adultas. A TN trouxe na edição da sexta-feira, 16, reportagem que mostrou os números elevados de mortes de adolescentes. Nos seis primeiros meses deste ano, 270 crianças e adolescentes foram assassinados. Entre 2010 e 2013, a prática de crimes contra essa parcela da sociedade cresceu 300%, segundo levantamento do Poder Judiciário potiguar. O percentual de adolescentes mortos nos primeiros seis meses deste ano chegou a 83,59% do total de óbitos registrados na faixa etária de 14 a 21 anos ao longo de 2012. Em paralelo, o cometimento de atos infracionais por eles aumentou significativamente e migrou para crimes cada vez mais violentos.


Jandaíra: As obras inacabadas da praça e estadio estão sendo finalizadas pela prefeitura.


A prefeitura de Jandaíra, esta concluido duas obras importante para o lazer e esporte da população do município, a praça ao lado do hospital esta quase pronta faltando pouco detalhes para ser finalizada, quando estive concluida a praça servirá para passeios e caminhadas além de rodas de conversas.

Outra obra importante para a cidade é o estadio de futebol, o estadio já esta sendo pintado e a parte do gramado esta pronto aguardando só a grama ser plantada, essas obras se encontravam paradas deste da gestão passada mais que o prefeito Beto Roque estará em breve entregado a população.










POLÍCIA - 16/08/2013 - 20:08 Guamaré: PM cumpre mandados de busca e apreensão na comunidade Lagoa Seca

Armas apreendidas durante a operação
Na tarde desta ontem(15), o oficial de Justiça da Comarca de Macau,  José Carlos de Oliveira, juntamente com a Polícia Militar esteve na comunidade de Lagoa Seca, a 12 km da sede do município de Guamaré, para cumprir mandato de busca e apreensão de arma de fogo, expedido pela Juíza da Vara Criminal da comarca de  Macau.
Sob o comando do Cabo Marques, com o apoio dos Soldados, Albuquerque, e  Ga Hissa, acompanhado do oficial, os agentes deram cumprimento ao mandato de busca e apreensão na residência de Francisco Bernardo de Souza “Vulgo Nego Louco ou Buiú” (33 anos).
Durante as buscas, os policiais encontraram arma de fogo, armas artesanais, munições, várias armas brancas escondidas no interior da casa e uma moto roubada. Nego Louco se encontra preso no CDP de Macau a disposição da justiça.
O oficial de justiça José Carlos convidou vizinhos para servir de testemunhas na busca de apreensão na residência de Francisco, mas ninguém quis testemunhar. Segundo informações de moradores que não quiseram se identificar, Nego Louco é rejeitado pela comunidade e considerado um homem de extrema periculosidade.
Na ultima terça feira, o acusado deferiu vários golpes de facão no Subtenente da Polícia Militar Luiz Carlos de Souza que ficou gravemente ferido. A operação movimentou a comunidade de Lagoa Seca, criminosos ao ver a chegada das viaturas se adentraram no manguezal.
Guamaré em Dia

INCÊNDIO - 16/08/2013 - 21:08 Dois menores confessaram ter incendiado a viatura da PM em Afonso Bezerra

Foto: NotíciasRN
A policia Militar de Afonso Bezerra sob o comando do Sargento, Chagas, através de investigações e de uma ligação anônima chegou  a dois menores infratores que confessaram terem ateado fogo na viatura da PM do Município ontem(15).
De acordo com o menor por iniciais J.S.L de apenas 14 anos de Idade, natural de João Câmara, residindo em Taipu-RN confessou que ter jogado menos de meio litro de Gasolina em cima da viatura de Afonso Bezerra e riscou um fósforo e correu. J.S.L é filho do dono do parque de diversão que está instalado no município e afirma que seu pai não sabia que ele era quem tinha feito o ato.
 O menor ainda confessou ser usuário de maconha, e que só fez tal delito por que na noite anterior foi abordado pela policia, e também por ciúmes de sua namorada que estava conversando com os policiais. O mesmo se diz arrependido.
 Já o outro menor de idade identificado pelas iniciais W.S.A de apenas 13 anos de idade, residente e natural do município de Afonso Bezerra, confessou que a sua participação foi de ter conseguido a gasolina e de ter acompanhado seu amigo até determinado ponto do caminho com planos para queimar a viatura.
Após o ato os dois ficaram próximos ao Posto de Saúde onde dava para vê através de vidros de um prédio em frente a DP o clarão do carro pegando fogo.
Os menores foram conduzidos a delegacia Regional de Macau, onde foram apresentados e ouvidos pela policia civil.
Noticias RN/Jota Lourenço

POLÍCIA - 16/08/2013 - 21:08 Menino de 12 anos é acusado de atirar em colega da mesma idade em Triunfo Potiguar

Um menino de 12 anos é suspeito de ter dado um tiro de espingarda na cabeça de um colega da mesma idade no município de Triunfo Potiguar, na região Oeste do RN. O crime aconteceu na última quinta-feira (15). 
A vítima, identificada como Francisco Tales Fernandes, foi encaminhada para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, recebeu atendimento e foi liberado, mas precisará retornar para a realização de uma cirurgia no nariz.
De acordo com a PM, as crianças brincavam na casa de um idoso de 73 anos, dono da arma, quando o crime aconteceu. Ainda consciente no momento em que a polícia chegou ao local, Francisco relatou “que estava sentado na cama mexendo no celular quando o colega o chamou, ele se virou e já viu a arma apontada para a cabeça dele, e que o colega disse que iria atirar e atirou”, disse o cabo Fernandes, que atendeu a ocorrência. O tiro acertou o rosto da vítima.
Ainda no relato à polícia, Francisco Tales contou que o colega pediu para ele não dizer quem disparou o tiro. "Segundo a vítima, o suspeito pediu para ele dizer que o tiro foi acidental e disparado pela própria vítima enquanto mexia na arma", disse o PM.
Na delegacia, o suspeito negou que tenha sido o autor do tiro e disse que o disparo aconteceu enquanto Francisco Tales mexia na arma. O suspeito foi liberado. Já o dono da arma foi preso por porte ilegal de arma e negligência em relação à arma de fogo.
Focoelho