sábado, 20 de julho de 2013

Reivindicação dá lugar à confusão Publicação: 20 de Julho de 2013 às 00:00

Ricardo Araújo Roberto Lucena - repórteres

O nono ato, em 2013, do Movimento #RevoltadoBusão,  começou de forma pacífica, mas foi encerrado com um confronto entre policiais militares e manifestantes nas proximidades da Câmara Municipal de Natal. A concentração dos jovens ocorreu na lateral do Shopping Via Direta, às margens da BR-101 às 16h desta sexta-feira, 19. Eles cobravam a implementação do sistema de Passe Livre no transporte público. A movimentação de manifestantes era pequena até às 17h, quando aproximadamente 300 pessoas decidiram interditar a marginal da BR-101 no sentido Parnamirim/Natal.

 Em poucos minutos, a quantidade de manifestantes triplicou e as interdições no tráfego atingiram as demais faixas da via. Agentes da Polícia Rodoviária Federal conversaram com os manifestantes no intuito de orientá-los quanto ao risco de acidentes. O tráfego pela BR-101 a partir do Viaduto de Ponta Negra até o do Quarto Centenário, em Lagoa Nova, ficou  interditado enquanto os jovens permaneceram na concentração.

 Por volta das 17h30, após uma plenária, os manifestantes seguiram rumo à Câmara, no Tirol. O  objetivo do grupo era ocupar a Casa Legislativa, assim como fizeram na quinta-feira, 18. O helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), acompanhou o ato até o momento no qual os jovens cruzaram a entrada lateral do Centro Administrativo. Ao longo do percurso, que seguiu pela BR-101, subiu o Viaduto do Quarto Centenário, o clima era tranquilo.

 Entretanto, quando os jovens caminhavam pela Avenida Lima e Silva, próximo ao Sebrae, ocorreu o primeiro confronto com policiais militares que estavam posicionados ao lado dos tapumes que isolam as obras do Arena das Dunas. Os militares soltaram uma bomba de efeito moral e recuaram, enquanto  alguns jovens atiravam pedras e os insultavam verbalmente. A partir daí, o clima de calmaria deu lugar à tensão. Adolescentes e jovens com ânimos mais exaltados pichavam muros e placas, jogavam pedras contra tapumes e placas de alumínio.

 Na altura do Shopping Midway Mall, policiais foram atingidos por pedradas e revidaram contra os manifestantes com bombas de efeito moral e balas de borracha. Houve correria e gritaria. Algumas crianças eram vistas catando pedras e colocando em mochilas. Em outros momentos, adolescentes alheios ao movimento, catavam pedras nos canteiros. No trajeto, eles derrubaram placas de sinalização, picharam lentes de fotógrafos de veículos de comunicação, quebraram vidraças de uma rádio e amassaram um veículo de uma equipe de televisão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário